Toca o Desde...

 Para comemorar onze anos no ar, blog produzirá série especial sobre o centenário do rádio no Brasil


Por Raulino Júnior 

Depois de um 2021 de comemorações pelos dez anos em atividade, o Desde chega em 2022 ainda mais disposto a falar sobre a nossa cultura e de tudo que a tangencia. Para seguir tocando em frente com as suas experimentações, o blog, que comemora onze anos hoje, vai festejar o aniversário celebrando a presença do rádio no Brasil, que completa 100 anos em setembro. A série Tocando com Frequência: 100 anos do rádio no Brasil vai começar no nono mês do ano, mais precisamente no dia 7, data que alude à primeira transmissão radiofônica no país, em 1922. Vamos falar desse veículo pioneiro, que moldou a nossa televisão e que sempre esteve em evidência. Agora, em pleno século 21, acompanhamos a sua evolução, de mãos dadas com as tecnologias digitais da informação e da comunicação. Você já deve ter ouvido algum podcast por aí, não? Pois é! A série pretende falar disso e de muito mais. Estamos preparando tudo com carinho, responsabilidade e vontade de sair do mais do mesmo. Vamos tentar!

Sexo

Por sinal, a produção de séries tem sido uma tônica do Desde. É um exercício muito interessante, porque nos desafia, exige muita apuração e mantém a prática jornalística oxigenada, fundamental para uma caminhada de mais de dez anos. Como dissemos acima, tudo tangencia a nossa cultura. Tudo! Não podemos esquecer que cultura é comportamento. Em 2022, dentro das comemorações pelos onze anos, vamos incorporar mais uma série ao Sem Edição. Dessa vez, vamos falar sobre sexo no conteúdo audiovisual. A série Sem Edição - Com a Roupa do Corpo pretende falar de sexo de forma leve, educativa, investigativa e sem tabus. Vamos convidar pessoas que realizam estudos nessa área para debater questões importantes da sexualidade humana. Obviamente, vamos tratar de curiosidades, com profissionais de outras áreas, mas que vão trazer boas explicações para o debate. Por exemplo, já percebeu que usamos vários nomes para se referir ao ato sexual? Como ele é chamado na sua região? Na cidade onde mora? No grupo de amigos? Um especialista em Linguística nos ajudaria muito nessa discussão, não é? E você já ouviu falar em banheirão? Sabia que tem uma dissertação de mestrado, defendida na Universidade Federal da Bahia, que já discutiu o assunto? Pois é! Tem muita coisa a ser explorada e pretendemos abordar algumas delas na série especial. 

Coisas do Pacotão

Em 2021, lançamos o Pacotão do DEZde, que consistia num conjunto de ações comemorativas pelos dez anos do blog. Muitas delas foram implementadas, como as Domingueiras: entrevistONAS de Domingo, as séries 2021: Paulo Freire é 100! e Sem Edição - Da Boca pra Fora. Contudo, devido à crise sanitária que ainda estamos vivemos, não podemos colocar em prática a série de grandes reportagens Outras Realidades e a Sem Edição - Passagem de Som. A ideia é fazer tudo isso acontecer nas próximas caminhadas. Assim que for possível, vamos implementar os projetos.

Agradecimentos

Para finalizar, queremos agradecer a você que passou por aqui em 2021! Muito obrigado! Que você continue acompanhando as nossas experimentações em 2022! O Desde é um espaço de reflexão, de problematização e de prestação de serviço. É isso que nos interessa! Chegar até aqui não foi fácil! Exigiu disciplina, persistência e muita responsabilidade! Conseguimos vencer os desafios e estamos preparados para os próximos que virão! Vamos seguir adiante! #TocaODesde com a gente!

Postar um comentário

0 Comentários