"2021: Paulo Freire é 100!": série comemora 100 anos de Paulo Freire e 10 anos do Desde

 Patrono da Educação Brasileira definiu caminhos das práticas pedagógicas

Por Raulino Júnior 

Se estivesse vivo, Paulo Freire (1921-1997) completaria 100 anos em 2021. Mais precisamente, no dia 19 de setembro. Considerado como o Patrono da Educação Brasileira, o pernambucano criou métodos que são seguidos até hoje por educadores. Respeitar os conhecimentos prévios dos educandos e estimular a autonomia neles são alguns elementos da pedagogia freireana. Em setembro, vamos falar de muitos outros na série 2021: Paulo Freire é 100!. O objetivo é fazer resenhas de algumas obras do educador. A ação integra o Pacotão do DEZde, projeto que comemora os dez anos do blog.

Paulo Reglus Neves Freire é uma referência quando o assunto é educação. A experiência de alfabetização que realizou em Angicos (RN), em 1963, se tornou revolucionária e definiu os caminhos das práticas pedagógicas desenvolvidas no Brasil. O Método Paulo Freire consiste em fazer com que os educandos tenham uma leitura crítica do mundo, para interferir na sua dinâmica e transformar a realidade. O saber está atrelado ao fazer. É a educação para a cidadania, emancipadora e contextualizada. Tudo parte do local para o global. Nesse sentido, a experiência que o educando traz é considerada como parte importante do processo de ensino e de aprendizagem. A autonomia é estimulada o tempo todo. Freire foi um ativista da educação de qualidade como um direito humano. Não é por acaso que virou o expoente que virou. Em 2012, através da Lei nº 12.612, ele foi declarado Patrono da Educação Brasileira.

Paulo Freire: um visionário da educação. Arte: Raulino Júnior

 A série 2021: Paulo Freire é 100! será publicada a partir de 19 de setembro e se estenderá até 19 de dezembro. Quatro obras serão analisadas criticamente, a fim de provocar reflexões e contribuir para repensar aspectos da educação brasileira da atualidade. O legado de Paulo Freire é importantíssimo e não pode ser visto apenas como uma teoria. Temos que colocar em prática. Sempre.

________________________

É Desde! É Dez! É DEZde!

Postar um comentário

0 Comentários