Pacotão do DEZde: blog cria pacote de ações para comemorar dez anos em atividade

 Desde completou dez anos no dia 1º de janeiro e comemora aniversário com séries especiais

A comemoração pelos dez anos do Desde terá um pacote de ações: é o Pacotão do DEZde!

Uma década no ar merece comemoração especial, não é? Como foi adiantado no texto publicado no dia 1º de janeiro, as ações pensadas para comemorar o nosso aniversário de dez anos começaram a ser planejadas em abril de 2020. O nosso intuito é continuar informando com responsabilidade, refletir sobre a nossa cultura e contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Esses foram os critérios estabelecidos para conceber as séries especiais. O projeto #Esquenta10AnosDoDesde foi um prenúncio para o que vamos fazer em 2021. Ou seja: a nossa celebração vai ter muita criatividade, reflexão e o ser humano no centro disso tudo, porque ele é o principal responsável por nossos modos, costumes e tradições. Obviamente, tudo que a gente já faz por aqui vai continuar! Então, vamos produzir muitas crônicas na Desde Já, resenhas na DESDEnhas, análises de produtos de outrora na Desde Então, artigos no Texto de Quinta e na Opinião de Segunda. Além disso, vamos indicar muitas leituras na RauLendo, fazer coberturas com o #DesdeEmTrânsito e com #OFatoEmFoto (quando todos nós já estivermos vacinados e livres do novo coranavírus, pois esses dois projetos só acontecem onde tem aglomeração de pessoas). O Sem Edição, que é uma janela aberta para o mundo, um programa que aborda de tudo, como todo tipo de gente, também vai continuar a todo vapor depois da vacinação. Inclusive, ganhará especiais que vão fazer parte do aniversário de dez anos. A propósito, já falamos demais! Vamos logo abrir esse pacotão?!

Pacotão do DEZde

No Pacotão do DEZde, teremos muitas entrevistas, grandes reportagens, uma homenagem a um dos nossos mestres da educação e conteúdos audiovisuais. Tudo foi pensado com muito carinho, responsabilidade e com o objetivo de agradar aos leitores e às leitoras que passam por aqui. Tomara que você goste e acompanhe! Desde já, agradecemos! Vamos caminhar juntos e continuar fazendo essa história acontecer!

Domingueiras: entrevistONAS de Domingo

Vamos explorar o domingo, que é um dia nobre para o jornalismo cultural, com a série Domingueiras: entrevistONAS de Domingo. Ela abre, de fato, as nossas comemorações pelos dez anos. A primeira edição já será publicada no próximo domingo, 17 de janeiro. A ideia é trazer o olhar de pessoas de diversas áreas sobre todo tipo de assunto. Vamos falar do universo no qual ela está inserida, contar um pouco da sua história e suscitar reflexões sobre temáticas importantes para a sociedade. A Domingueiras veio para ficar e será incorporada nas ações do blog a partir de então. Em 2012, publicamos a nossa primeira entrevistONA aqui. Foi um papo superinteressante com o jornalista Paulo Leandro. Gostamos tanto que, agora, vamos tornar essa experimentação fixa na nossa história. 

Série de grandes reportagens: Outras Realidades

A grande reportagem é um gênero desafiador dentro do jornalismo. Ela exige que o jornalista apure com muito mais afinco e mais sede. Além disso, é necessário aprofundar o assunto, trazer depoimentos de fontes especializadas, ouvir muitas pessoas e criar uma narrativa interessante, com linguagem acessível. E é esse desafio que vamos encarar na série Outras Realidades. Queremos contar histórias de pessoas que vivem outras realidades, vistas como incomuns, inusitadas, perigosas. A previsão é a de que ela tenha início no segundo semestre. Até lá, já estaremos todos vacinados!  

Série 2021: Paulo Freire é 100!

Se estivesse vivo, Paulo Freire completaria 100 anos em 2021. Mais precisamente, no dia 19 de setembro. Considerado como o Patrono da Educação Brasileira, o pernambucano criou métodos que são seguidos até hoje por educadores. Respeitar os conhecimentos prévios dos educandos e estimular a autonomia neles são alguns elementos da pedagogia freireana. Em setembro, vamos falar de muitos outros na série 2021: Paulo Freire é 100!. O objetivo é fazer resenhas de algumas obras do educador.

Sem Edição - Da Boca pra Fora

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou um plano de ação para "pôr o mundo em um caminho sustentável". O plano resultou na Agenda 2030, que é uma "lista de tarefas para todas as pessoas, em todas as partes, a serem cumpridas até 2030". Essas tarefas têm como objetivo "erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade". A Agenda 2030 tem um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 1. Erradicação da Pobreza; 2. Fome Zero e Agricultura Sustentável; 3. Saúde e Bem-Estar; 4. Educação de Qualidade; 5. Igualdade de Gênero; 6. Água Potável e Saneamento; 7. Energia Limpa e Acessível; 8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico; 9. Indústria, Inovação e Infraestrutura; 10. Redução das Desigualdades; 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12. Consumo e Produção Responsáveis; 13. Ação Contra a Mudança Global do Clima; 14. Vida na Água; 15. Vida Terrestre; 16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes; 17. Parcerias e Meios de Implementação. Assista ao vídeo abaixo, para entender melhor a proposta de cada objetivo.

Dos 17 ODS, vamos escolher dez (1. Erradicação da Pobreza3. Saúde e Bem-Estar4. Educação de Qualidade5. Igualdade de Gênero6. Água Potável e Saneamento8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico10. Redução das Desigualdades11. Cidades e Comunidades Sustentáveis12. Consumo e Produção Responsáveis16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e refletir sobre eles no Sem Edição - Da Boca pra Fora. Trata-se de uma série em que vamos falar sobre os objetivos, destacando o que cada um de nós pode fazer para implementá-los e contribuir no engajamento da Agenda 2030. Não podemos agir apenas da boca pra fora, não é? Os vídeos começarão a ser postados em março e vão até dezembro. Naquele esquema Sem Edição de ser: liga a câmera, grava e publica.

Sem Edição - Passagem de Som

Toda comemoração que se preze tem que ter música. E a nossa vai ter! Essa linguagem artística será o mote para um série exclusiva do nosso conteúdo audiovisual: é o Sem Edição - Passagem de Som. Todo artista da música passa o som antes de fazer o seu show. E a passagem de som tem sempre um clima de bastidor, de ajuste, de papo leve, íntimo. É isso que a gente quer documentar na série. A ideia é entrevistar artistas do universo musical, saber um pouco das histórias deles e intercalar isso tudo com muita música. Alguns artistas já foram convidados e aceitaram fazer parte desse sonho. A previsão é a de que ele tenha início também no segundo semestre, quando já estivermos vacinados e podendo fazer aglomerações. 

Está tudo preparado! "Agora, a nave-mãe vai decolar". Continue com a gente! Você vai gostar! Muito obrigado pela parceria de dez anos! Assista ao vídeo comemorativo.


________________________

É Desde! É Dez! É DEZde!

Postar um comentário

0 Comentários