Para comemorar nove anos em atividade, Desde vai contar histórias de focas que fazem o jornalismo acontecer Brasil afora

Série de reportagens vai destacar iniciativas de focas de todo o país
Eu sou Foca!: Desde parte do próprio próprio exemplo para comemorar nove anos

Em 1º de janeiro de 2020, o Desde completa nove anos de idade! Como é de praxe por aqui, há sempre uma comemoração na qual o exercício do jornalismo fica evidente. Como a tônica da prática jornalística é a de contar e compartilhar histórias, a comemoração pelos nossos nove anos terá isso como base. Vamos colocar na praça a série de reportagens Eu sou Foca!, cujo objetivo é contar histórias de focas que fazem o jornalismo acontecer Brasil afora. A essa altura, você deve estar se perguntando: o que é foca? A gente explica: "foca" é um termo utilizado entre os jornalistas para se referir a estudantes de Jornalismo ou a quem está no início da carreira. No livro Manual do Foca: guia de sobrevivência para jornalistas, a jornalista e professora da Universidade de Brasília (UnB)Thaïs de Mendonça Jorge, afirma: "Foca é o jornalista novato, bisonho - ou seja, não experimentado -, aquele que ainda pensa em fazer um curso de Jornalismo ou o jovem quem está caminhando para essa profissão", p.13. Citando Carlos Alberto Nóbrega da Cunha, a autora diz ainda que "foca nos Estados Unidos é cub, que em inglês significa filhote. A palavra cub também designa os escoteiros novatos, os lobinhos", p. 13. 

Eu sou Foca!

O nosso intuito é encontrar pessoas que têm iniciativas interessantes na área do jornalismo. Queremos mostrar como o trabalho do foca contribui para transformar a realidade na qual ele está inserido, e a sociedade como um todo. No fundo, queremos apoiar e divulgar projetos bem-sucedidos, que fazem o jornalismo acontecer com muita inspiração e força de vontade. Formar redes de apoio é sempre importante. Você já desenvolve algum trabalho de jornalismo por conta própria? Qual é a natureza dele? Quer participar da nossa série? Então, preencha o formulário e venha contar a sua história no Desde! Mostre por que você é foca!

Postar um comentário

0 Comentários