Site "Notícias da TV", de Daniel Castro, comete erro de regência verbal, de uso de maiúsculas e ainda repete palavras num mesmo período do texto

Atenção, Daniel!
Por Raulino Júnior

No dia em que o site Notícias da TV, cujo editor é Daniel Castro, resolveu publicar uma matéria em que apontou e enumerou alguns erros da jornalista Maria Júlia Coutinho, apresentadora do Jornal Hoje (JH), da Rede Globo, o Desde também resolveu apontar alguns erros e deslizes cometidos por Daniel e seus assistentes na página que ele mantém na web. É importante fazer duas ressalvas: a varredura feita no Notícias da TV não demorou muito, durou cerca de 30 minutos; e, é fundamental lembrar, Daniel Castro é um profissional experiente. Estreou na Folha em 1991. Então, faz o que faz há mais de 25 anos. Tem experiência de sobra como editor e redator, não é?

Numa matéria publicada em 24 de setembro de 2019, intitulada Jornalistas da Globo fazem intensivão para substituir Bonner e Renata Vasconcellos, assinada pelo próprio Daniel, é possível ver um erro primário de regência verbal, principalmente considerando que Castro é um redator experto. Ele erra ao escrever o seguinte: "Eles chegam no Rio de Janeiro na quarta-feira...". Não precisa pesquisar muito para saber que o verbo "chegar" exige a preposição "a". Num clique, o internauta se depara com vários sites explicando esse caso de regência. A oração correta é: "Eles chegam ao Rio de Janeiro na quarta-feira...".

Captura de tela com destaque para o erro de Daniel Castro

O Notícias da TV também mostra que desconhece a regra gramatical para o uso de letras maiúsculas depois de dois-pontos. Mais uma vez, não é preciso pesquisar muito para saber que, depois dessa pontuação, em geral, o correto é o uso de letra minúscula. A exceção ocorre quando se tratar de uma citação ou de nome próprio. Nesses casos, obviamente, a letra é maiúscula. Dois-pontos não encerram frase. Os redatores do grupo de Daniel precisam rever essa questão. Nas fotos a seguir, isso fica evidente.

Títulos e chamadas no site Notícias da TV vêm com letras maiúsculas após dois-pontos
Outro deslize encontrado no site capitaneado por Daniel Castro foi a repetição da palavra "apresentador" num mesmo período da notícia Abandono de programa após desabafo foi encenação comercial de Neto, publicada em 08 de outubro de 2019. Essa é uma "regra" que qualquer redator e estudantes do primeiro ano dos cursos de Letras e Jornalismo, por exemplo, aprendem de cara. Repetir palavras, além de prejudicar a coesão textual, denota pobreza de vocabulário. Como Daniel é editor de sites há um bom tempo, sabe bem disso.

Notícias da TV derrapa na coesão textual

O erro é comum a todos nós. Todo mundo erra. O pior mesmo é permanecer errando. Todos os erros cometidos por Maju Coutinho, que Daniel Castro fez questão de apontar e enumerar no seu site, foram corrigidos pela jornalista enquanto ela estava no ar, no JH. Tomara que Castro siga o exemplo e faça o mesmo no site dele.

Postar um comentário

0 Comentários