5ª história: a série "Perfis do Desde"

Série de perfis revelou as histórias por trás das pessoas
Personagens da série Perfis do Desde (da esquerda para a direita, de cima para baixo): Felipe Soares, Leonardo Gama, Adriana Lisboa, Felipe Ferreira, Shirlei Sanjeva, Sandra Moreira, Josymar Alves, Peterson Azevedo e Nalini Vasconcelos. Todas as fotos foram feitas por Raulino Júnior, exceto a de Peterson (autorretrato) e a de Nalini (Bruno Ruas).

Em 2014, o Desde se lançou num grande desafio: produzir uma série de perfis. A ação foi implementada para comemorar o aniversário de três anos do blog. O intuito era "mostrar a identidade da pessoa através do texto", como dizia a postagem de divulgação. E acho que foi alcançado, viu! A série foi um sucesso! Muita gente elogiou os perfis publicados. Ela foi anunciada em janeiro e começou a ser publicada em abril daquele ano. Antes disso, como uma forma de preparar o leitor e exercitar ainda mais o jornalismo cultural, que é uma tônica do blog, duas resenhas foram publicadas: a primeira, do livro Jornalismo Cultural, de Daniel Piza; a segunda, do 1º capítulo do livro Perfis e Como Escrevê-los, de Sergio Vilas-Boas. Jornalisticamente falando, foi um dos momentos mais interessantes do Desde. Houve muito trabalho de pesquisa, apuração e criação. Afinal, para escrever um perfil, a criatividade deve ser uma bússola. O texto tem que ficar atraente para quem escreve, para quem lê e para quem é personagem do perfil. Clique na imagem abaixo e veja a postagem anunciando a série Perfis do Desde.

Captura de tela do post de anúncio da série Perfis do Desde, em janeiro de 2014.

Você deve estar se perguntando: cadê as histórias? Clique aqui e veja os nove perfis que foram publicados. São de pessoas ligadas a arte, cultura, esporte, educação e tecnologia. Para cada entrevistado, quase duas horas de entrevistas. Haja decupagem! Era preciso colher muita informação para produzir os perfis. Principalmente, para o trabalho sair bem feito. É sempre isso que a gente quer. Até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários