1ª história: Santo Twitter!

Na crônica de estreia da série de comemorações pelos oito anos do Desde, veja como o Twitter foi determinante para o blog solicitar entrevista com uma cantora ilustre
Imagem: Wikipedia

Por Raulino Júnior

Para quem faz e gosta de jornalismo, o famoso faro tem que estar o tempo todo ligado. A gente tem que ficar atento ao que vai render uma boa reflexão e ao que é uma boa pauta. Para isso, toda e qualquer ferramenta que possa auxiliar o contato com a fonte é fundamental.

Em 2011, o Twitter tinha uma audiência considerável. Era muito usado por artistas e por pessoas que queriam se comunicar de forma objetiva, em 140 caracteres. Hoje em dia, tudo mudou. O Twitter permite que a gente poste mensagens com até 280 caracteres e a sua audiência, ao que parece, não é mais tão significativa. Tem gente, inclusive, que tem perfil na rede e não usa mais. Contudo, ela foi importantíssima para o Desde. Vou explicar: em agosto de 2011, a cantora Gilmelândia faria um show no Teatro Castro Alves, em Salvador, cantando as canções de Caetano Veloso. Intitulado Gil canta Caetano, o espetáculo integrava o projeto Domingo no TCA, que tem ingressos custando R$ 1 (inteira) e R$ 0,50 (meia). Assim que soube do show, arrisquei mandar uma mensagem direta (a famosa "DM") para Gil, no Twitter, solicitando uma entrevista após o show. Agi despretensiosamente e lembro que pensei: "Se ela não responder, não respondeu. Pelo menos, eu tentei". Só que, para a minha surpresa, Gil respondeu. E topou dar a entrevista! Ela me pediu para, depois do show, procurar o seu produtor. Não deu outra! Assim que a apresentação terminou, procurei o cara e fiz a entrevista com Gil. Como Caetano Veloso serviu de mote para o projeto da cantora, fiz a entrevista com base em algumas letras do artista de Santo Amaro. O resultado pode ser conferido abaixo (clique na foto).

Captura de tela da entrevista de Gilmelândia, que foi publicada no dia 14 de agosto de 2011.

Para um foca, foi um feito e tanto. Em 2017, fiz outra entrevista com Gil (para o Sem Edição) e a cantora revelou que tinha adorado o primeiro bate-papo. Até a próxima!

Postar um comentário

0 Comentários