#DesdeEmTrânsito: 50 anos da Pedagogia do Oprimido

Moacir Gadotti durante conferência no Virtual Educa. Foto: Raulino Júnior

O XIX Encontro Internacional Virtual Educa, evento promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Secretaria Geral da Virtual Educa, tem como objetivo principal promover reflexões acerca da relação entre educação e tecnologia, a fim de dinamizar as práticas pedagógicas. No Brasil, o encontro está acontecendo em Salvador, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves. Na tarde de hoje, Moacir Gadotti ministrou a conferência 50 anos da Pedagogia do Oprimido, na qual analisou e apontou a importância da obra de Paulo Freire, publicada pela primeira vez em 1968, para a educação. O Desde esteve lá e fez uma cobertura via Twitter (@RaulinoJunior), para mais uma edição do especial #DesdeEmTrânsito. Veja o resultado.

A conferência começou no horário previsto, às 14h30. Moacir Gadotti é, na verdade, Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire. Desde já, pedimos desculpas pelo equívoco.

Mesmo sendo uma publicação de 50 anos, para Gadotti, a obra de Paulo Freire ainda tem muito o que contribuir para a educação.


Ainda bem, não é? Um evento que fala de tecnologia não poderia deixar de ter uma intérprete. Mais que uma obrigação, é um direito!

O professor leu alguns trechos emblemáticos do livro e analisou cada um, sempre trazendo para o contexto histórico atual.

No seu discurso, Gadotti criticou a mídia. Ele está certo?

Essa foi a reflexão que Gadotti fez quando começou a falar sobre a relação entre educação e política.

Alguém duvida?!

Um ideal...

Muito bom isso! Gadotti enfatizou que a ideia é dar visibilidade a todo tipo de opressão e, assim, tentar resolvê-la.


Com certeza! O Método Paulo Freire frutifica por aí!

Aplaudido de pé! Gadotti é muito querido pelos educadores. Até a próxima edição do #DesdeEmTrânsito!

Todas as fotos foram feitas por Raulino Júnior.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Excelentes apontamentos!!! Gadotti é fundamental para aqueles que trabalham com educação! Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura e pelo elogio! Gadotti é um mestre, no sentido mais amplo da palavra. Continue passando por aqui! Abração!

      Excluir